Bem-vindo ao sítio da Escultura e Iluminura da época medieval em Portugal – Projecto Imago.

Os conteúdos foram estruturados em várias formas de pesquisa:

Pesquisa geral:

- Pesquisa livre: Nesta base de dados pode pesquisar a informação nela contida pelos títulos das imagens, palavras ou expressões dentro de cada ficha. É uma pesquisa simples feita a um thesaurus descritivo de todas as imagens (Escultura e Iluminura), catalogados de acordo com as fontes históricas, literárias, filosóficas e religiosas da imagem, de modo a interpretá-la no campo mais vasto da civilização medieval. Quando o botão “procurar” é activado, surge no lado direito do livro o resultado da pesquisa. Se desejar “saber mais” sobre cada resultado, prima sobre as palavras e do lado esquerdo do livro será apresentada a ficha pormenorizada;

- Pesquisa personalizada ao corpus da iconografia: É uma pesquisa livre à Escultura ou Iluminura, com um sistema de navegação igual ao anterior;

Pesquisa avançada:
É uma pesquisa de valor acrescentado, onde para cada corpus da iconografia pode cruzar toda a informação de todos os campos contidos na base de dados e aceder à respectiva informação descritiva e iconográfica, salvaguardando as questões de copyright das imagens.


Esta forma de consulta subdivide-se em vários campos. Ao premir o botão com a seta, associada a cada campo, surgirá uma listagem com acesso a todos os Temas, Títulos, Instituições, Locais, Datações inseridos na base de dados. Ao seleccionar uma entrada da listagem esta ficará inscrita no respectivo campo. A pesquisa será tanto mais pormenorizada, quanto forem todos os campos preenchidos. Ao premir em “procurar” acederá à informação respectiva. Toda a navegação se processa através dos campos localizados da barra superior. Para aceder aos outros módulos de pesquisa, seleccione com o rato as palavras que se encontram na parte superior do ecrã.
Quando do lado direito do livro encontrar a ficha pormenorizada, a base de dados permite-lhe “aumentar” a imagem, copiar para o seu computador através da função “descarregar” e ainda, aceder à “galeria” onde poderá visualizar a ou as imagens com esta relacionadas. Ao seleccionar uma delas tem acesso de imediato à informação respectiva.
Para visualizar uma imagem, seleccione uma entrada da listagem e esta surge no meio do ecrã. Para a fechar, escolha outra entrada, ou coloque o cursor sobre a imagem e prima. A fim de aceder aos outros menus, seleccione com o rato as palavras que se encontram na parte superior do ecrã.

No campo ou campos de pesquisa as palavras devem ser digitadas com acentos. avançar